segunda-feira, 28 de junho de 2010

ativ-4_penha planejamento da aula

PLANO DE AULA 1º ANO
ESCOLA PAROQUIAL CRISTO REI
PROFESSORAS: CLEUDINETE MEDEIROS DA SILVA
CURSISTAS: EDNA MARIA MATIAS SOUSA
MARIA DA PENHA COSTA E SILVA AMORIM
TEREZINHA DE JESUS MORAIS ALVES
CURSO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC - EPROINFO

DISCIPLINAS: LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, GEOGRAFIA E CIÊNCIAS
HABILIDADES:
 Ouvir os outros com atenção;
 Comentar a história ouvida;
 Escrever nomes de desenhos;
 Escrever lista temática(animais);
 Resolver situações-problema utilizando-se de estratégias próprias;
 Ler informações contidas em imagens;
 Reconhecer os diferentes tipos de espaços.
CONTEÚDOS:
 Gêneros textuais: Fábulas;
 Produção de texto por meio de desenho;
 Contagem e agrupamentos de animais;
 Leitura de imagem;
 Lateralidade;
 Espaços.
SITUAÇÃO DIDÁTICA:
• Apresentar a ilustração da história Centopéia para os alunos do 1º ano através do projetor de imagens,estimulando-os a fazerem levantamento de hipótese do texto;
• Em seguida ler o texto comparando com as hipóteses levantadas;
• Solicitar que os alunos representem através de desenho no caderno de produção textual o que entendeu da história;
• Listar o nome dos animais que aparecem na história;
• Expor novamente a história para que os alunos confiram a lista realizada se faltou algum animal agora pode acrescentar;
• Registrar o quantitativo de animais apresentado na história;
• Em relação a Centopéia, qual a posição que apresenta a formiguinha(acima, abaixo, direita, esquerda);
• Qual o maior e o menor animal da história?
• Comparar a classificação dos animais quanto: cobertura do corpo, quantitativo de patas, mamíferos, rastejam...
• Onde se passa a história? No campo ou cidade? Porquê?
RECURSOS DIDÁTICOS:
Computador com acesso a internet e editor de textos
Data show
Sites de acesso à fábulas
Papel chamex
Caderno de produção textual do aluno
Palitos ou material dourado
Note book
Câmera digital
Pen drive
Dicionário e livros de Literatura Infantil.
AVALIAÇÃO:
Observar se o aluno ouviu com atenção e realizou as atividades propostas durante a aula.
REFERÊNCIAS
Fluxo de aulas
Matriz de habilidades IAS
Sites de acesso à fábulas

Um comentário:

Moniquita disse...

Olá Penha!
Acabei de ver seu plano e fico curiosa para saber detalhes? Como ocorreu sua aula? Como seu plano a ajudou? Faria alguma alteração? Qual foi a reação dos alunos? Eles se interessaram? Gostaram??
Imagino que deve ter sido uma experiencia interessante para você e para os alunos!!!
Parabéns, socialize suas reflexões e experiências !!!
Mônica