quinta-feira, 6 de maio de 2010

QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ

Nos dias atuais precisamos trabalhar na perspectiva de despertar a curiosidade de nossos alunos, ou seja, instigar para que estes questionem diante dos conhecimentos que já possuem.
Há uma preocupação muito grande por parte das Secretarias de Educação e Mec em atualizar os profissionais da Educação de forma que eles possam acompanhar essa evolução tecnológica e adquiram habilidades necessárias para dominar a utilização de novos sistemas de representação do pensamento por meio do aparato tecnológico disponível nas Unidades de Ensino sendo um elo na aquisição do conhecimento de seus alunos.
É de suma importância que o professor desenvolva uma prática interativa com seus alunos onde ele possa atuar como instrutor e aprendiz, partindo do pressuposto de que quando ele ensina está aprendendo ao mesmo tempo. E nessa relação é interessante que ouça as idéias dos alunos contextualizando-as, bem como ter flexibilidade no ato de ensinar .
A aprendizagem acontece em todos os momentos e em qualquer lugar, precisamos entender que mesmo sendo educadores também aprendemos com os colegas de trabalho, isto é, com o meio em que se vive.
Enquanto educadora estou sempre busca de inovação de minha prática, pois hoje, os professores têm que lidar não só com alguns saberes, mas também com a tecnologia e com a complexidade social, o que não existia no passado. Sabe-se que a escola lida com uma diversidade de pessoas, de todas as raças e etnias e para atender essa demanda com qualidade precisamos estar preparados e atualizados.

Um comentário:

blog da Edna disse...

Muito bem, colega em seu texto visualizamos vc como profissional, voce esta sempre buscando se aperfeiçoar em seus conhecimentos.
Abçs!!!!!