sexta-feira, 29 de outubro de 2010

PENSANDO SOBRE POSSÍVEIS MUDANÇAS E CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS
O uso dos recursos tecnológicos disponíveis no âmbito escolar suscita mudanças na prática docente de muitos professores, com esse aparato dentro das escolas espera-se uma inovação no processo de ensino e aprendizagem bem como conseguir maior atenção dos alunos, aguçarem a sua curiosidade e superar limites entre o saber elaborado e os conhecimentos de vida dos alunos.
Essa nova realidade apresenta-se como um grande desafio para os educadores nos dias atuais, não só aceitar as mudanças, mas também fazer parte delas. A linguagem tem passado por constantes mudanças devido a influencia da internet. A sociedade educacional precisa estar aberta para conviver com esse novo jeito que os alunos têm de se comunicar, tornando-se mais flexível para conseguir acompanhar o ritmo dos alunos.
As mudanças tornam-se explicitas, os alunos passam a ser produtores dos seus próprios conhecimentos, muitos professores têm demonstrado mais preocupados em se engajar no processo de aprender a construir conhecimentos tecnológicos e a atuação destes exige de fato novas mudanças de atitudes compatibilizando com métodos renovados frente às diversas formas de diálogos entre educação e mídias.
As experiências com cursos que estimulam a utilização das tecnologias propiciam uma relação mais próxima e a desmistificação de que a tecnologia poderá “substituir” o professor, sendo um mecanismo pedagógico muito dinâmico e significativo para alunos e professores é processo mais atrativo. São inúmeras as experiências de ações docentes com o uso das tecnologias que esse curso vem trazendo contribuições significativas para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem, se houver clareza e intencionalidade pedagógica, o uso dessas ferramentas pode estar atrelado a um projeto curricular que se proponha a desenvolver a capacidade de pensar e aprender com tecnologias. Os educadores que aprendem a usar recursos tecnológicos não conseguem abandoná-los, pois percebem a facilidade e a eficácia dos mesmos e estes elementos passam a fazer parte de seu material pedagógico. Com isso, é necessário que o professor tenha abertura e flexibilidade para relativizar sua prática e as estratégias pedagógicas, com vistas a propiciar ao aluno a reconstrução do conhecimento. É imprescindível delinear formas que atendam as reais necessidades dos alunos, que valorizem o conhecimento que o aluno é capaz de construir, bem como aquele que é inerente ao ambiente em que este aluno está inserido.
Vale lembrar que o uso das tecnologias é muito útil, mas não substitui o papel do professor em sala de aula e a sua interação com a turma. Essas novas mídias digitais são importantes no fazer pedagógico inovando as diversas metodologias para atrair esse aluno da geração da internet. Acredito que o professor irá conseguir atingir seus objetivos propostos se este estiver consciente da necessidade participar de cursos e capacitações, formações continuadas, à distância ou não, bem como ser um leitor praticante estando em dia com os temas da atualidade para que ele possa desempenhar sua função com sucesso dentro da Unidade Escolar.

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