quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Conceituando Currículo e sua Integração com as Tecnologias
Cursista: Maria da Penha Costa e Silva Amorim

Ao refletir sobre o conceito de currículo percebe-se que este não se refere a conteúdos prontos a serem passados para os alunos. É entendido como construção, seleção de conhecimentos, práticas produzidas em contextos concretos, em dinâmicas sociais, políticas, culturais, intelectuais e pedagógicas. Currículo trabalha tanto com o conhecimento organizado, sistematizado e selecionado em estruturas previamente concebidas, como o conhecimento que o aluno traz do seu contexto de vida.
Hoje são inegáveis as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo, quando o professor tem objetivos claros na sua utilização, conhece os recursos que utiliza e integra-os ao seu projeto curricular dando enfoque na intencionalidade pedagógica voltada para o desenvolvimento da capacidade de pensar e aprender com tecnologias.
A integração do currículo potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na sala de aula, redimensionando o papel da escola e do professor, através do uso das tecnologias no desenvolvimento de projetos com os alunos, transformando a sala de aula em um espaço que enfatiza a construção e a reconstrução de conhecimentos por meio de interações, reflexões que de certa forma contribui na formação de cidadãos conscientes, participantes, contínuos aprendizes, que tenham autonomia na busca, na seleção de informações, na produção de conhecimentos para resolver problemas do cotidiano e do trabalho tornando-os capazes de aprender ao longo da vida.
O desenvolvimento de projeto no âmbito curricular permite que o aluno aprenda-fazendo e reconheça a própria autoria no que produz através de questões de investigação que lhe impulsionam a contextualizar conceitos já conhecidos e descobrir outros que surgem durante o desenvolvimento do projeto.A mediação do professor é fundamental, pois, implica a criação de situações de aprendizagem que permitam ao aluno sistematizar e formalizar os saberes adquiridos, colocandos-os em ação, potencializando a integração de diferentes áreas do conhecimentos, permitindo ao aluno expressar seu pensamento por meio de diferentes linguagens e formas de representação.


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